Home / Vida saudável / Natação para bebês de 1 ano e 6 meses – é permitido?

Natação para bebês de 1 ano e 6 meses – é permitido?

A natação para bebês de 1 ano e 6 meses é bastante comum, pois, nessa idade, os pais já começam a perder o medo de iniciar as aulas de natação para seus filhos. Mas, até que ponto é seguro colocar uma criança tão pequena em aulas de natação?

É justamente esse o tema deste artigo, o qual iremos discutir aqui para lhe trazer uma conclusão plausível. Afinal, qual é a melhor idade para aprender a nadar e iniciar os primeiros contatos com a piscina?

Baseando-se na opinião de pediatras e também na experiência da maioria das crianças que frequentam aulas de natação no Brasil, vamos descobrir qual é a melhor idade para se aprender a nadar e quais os benefícios de começar tão cedo. Acompanhe!

É permitido iniciar a natação para bebês de 1 ano e 6 meses?

A natação para bebês de 1 ano e 6 meses é sim permitida, e até mesmo indicada pelos pediatras. Mas, de um modo geral, não existe uma idade certa para começar as aulas de natação do seu filho.

Tudo o que se sabe é que aprender a nadar e estabelecer um contato com a piscina regularmente pode trazer uma série de benefícios para as crianças e, quanto mais cedo ela começar, melhores serão os resultados.

Deve-se apenas respeitar a idade mínima de 3 meses para iniciar as aulas, mas depois disso, tudo vai depender de como o bebê vai reagir, como está a saúde dele e todos os outros detalhes que giram em torno da vida dessa criança.

Vale lembrar que, se você, pai, mãe ou responsável por um bebê de 1 ano e 6 meses, quiser iniciar as aulas de natação, mas está indeciso, o melhor a se fazer é consultar o pediatra da criança e tomar decisão junto a ele.

Quais os benefícios da natação para bebês?

A natação para bebês de 1 ano e 6 meses pode ser extremamente benéfica, e, por conta disso, é preciso saber quais são exatamente os pontos positivos antes de dar uma chance para as aulas.

Veja, a seguir, os principais benefícios para o bebê:

  • Melhoria da coordenação motora;
  • Mais liberdade de movimentos dentro d’água, melhorando a sua capacidade de nadar e se exercitar;
  • Maior estímulo da criatividade, ao brincar com diversos objetos na água e explorar as suas propriedades;
  • Estímulo à socialização, já que o bebê tem contato com outras crianças durante as aulas;
  • Melhora o vínculo da mãe com o bebê, uma vez que é necessário um responsável para acompanhar a criança no primeiro ano de vida em todas as aulas;
  • Desenvolvimento do sistema respiratório e circulatório, evitando problemas relacionados a eles no futuro;
  • Estímulo ao esporte, o que diminui as chances de o bebê se tornar um adulto sedentário no futuro;
  • A natação é um esporte que cansa e gasta muitas energias, o que facilita na hora de fazer o bebê comer e dormir.

Vale a pena iniciar a natação para bebês de 1 ano e 6 meses?

Ao analisar todos os benefícios que a natação para bebês de 1 ano e 6 meses pode trazer, podemos concluir que, sim, vale a pena iniciar as aulas de natação o quanto antes, já que isso ajuda a criança a se desenvolver.

E, além disso, crianças aprendem com maior facilidade os movimentos da natação, o que torna muito mais fácil aprender a nadar, e garante que ela levará essa habilidade para toda a vida.

Portanto, se estiver na dúvida sobre a natação para bebês de 1 ano e 6 meses, não deixe de consultar um pediatra e avaliar as suas possibilidades, pois vale muito a pena!

Sobre rafael

Veja Também

Como funciona a franquia de academia de jiu-jitsu?

Essa arte marcial criada por brasileiros ganha cada vez mais adeptos em todo o planeta, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *