Home / Hidroginástica / Diferenças entre hidroginástica e natação

Diferenças entre hidroginástica e natação

É nítido que, apesar de semelhantes, há diferenças entre hidroginástica e natação. Cada uma delas vai trabalhar com o corpo de uma forma diferente, porém através dos mesmos princípios.

No entanto, cada uma tem exercícios diferentes e pode trazer resultados diferentes para cada indivíduo. Mesmo assim, as pessoas ainda as confundem e julgam erroneamente cada uma delas.

Então, se você quer saber mais sobre a hidroginástica, a natação e suas diferenças, além de aprender a escolher qual a melhor atividade para o seu caso, não deixe de conferir neste artigo todos os detalhes.

Quais as diferenças entre hidroginástica e natação?

Existem muitas diferenças entre hidroginástica e natação, assim como também há semelhanças entre as duas atividades.

Afinal, as duas são aeróbicas, aquáticas, de baixo impacto e utilizam as propriedades da água para criar resistência e moldar os exercícios.

Mas, ao mesmo tempo, elas possuem objetivos diferentes, exercícios distintos e outras características que se distinguem facilmente.

Dessa forma, para que você não confunda mais as duas práticas, foram selecionadas algumas das principais diferenças entre hidroginástica e natação para você entender melhor. São elas:

  • A hidroginástica é uma atividade feita em grupos grandes, que ocupam toda a piscina. Já a natação exige que cada aluno tenha acesso a uma ria inteira, o que diminui a quantidade de participantes por aula.
  • Enquanto a hidroginástica trabalha com movimentos de braços e pernas, com os alunos se movendo verticalmente, a natação explora os tipos de nado, com movimentos de impulso e deslize pela água.
  • A natação costuma ter uma duração por aula maior do que a hidroginástica. Enquanto a primeira dura cerca de 1 hora, a segunda pode levar de 30 a 60 minutos.
  • As aulas de hidroginástica são realizadas com música, enquanto que as aulas de natação exigem mais concentração.

Está vendo como as duas atividades podem ser bem diferentes? O estilo das aulas, os tipos de exercício, a duração, o objetivo, enfim, vários fatores implicam em diferenças entre elas.

Por isso, é importante estar atento e saber escolher entre elas na hora de iniciar uma atividade física. Mas, para isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar. Veja a seguir.

Como escolher entre natação e hidroginástica?

Para escolher entre natação e hidroginástica, você deve levar em consideração os seus próprios objetivos e suas condições de saúde.

As suas atividades possuem contraindicações, mas a hidroginástica é a mais receptiva delas. Isso porque o impacto consegue ser ainda menor do que o da natação.

O esforço físico exigido em uma atividade que inclui mergulho e um ritmo de nado acelerado é bem maior do que nos exercícios ritmados e repetidos em pé dentro da água.

Por isso, se você possui alguma limitação motora, musculatura ou ossos frágeis, está grávida ou sofre com o sedentarismo, a hidroginástica pode ser a melhor opção.

Mas, se você está pronto para um treino mais intenso e agitado, talvez seja melhor optar pela natação.

Seja como for, é interessante experimentar as duas modalidades e conversar com um médico antes de decidir. Assim, sua escolha será mais certeira e sua satisfação estará mais garantida.

E lembre-se, qualquer uma das duas atividades pode trazer condicionamento físico, definição do corpo e outros benefícios. Não é por ser mais tranquila que a hidroginástica não é eficiente.

Portanto, existem muitas diferenças entre hidroginástica e natação, que precisam ser identificadas na hora de escolher uma delas. No entanto, também vale praticar um pouco das duas e conciliar os dois exercícios. Experimente!

Sobre rafael

Veja Também

Como funciona a franquia de academia de dança?

Dançar é algo extremamente apaixonante e encantador de se fazer, e não é por acaso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *