Home / Ginastica / Ginástica Laboral Compensatória

Ginástica Laboral Compensatória

A ginástica laboral compensatória é extremamente importante para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Você que está lendo esse artigo talvez esteja se queixando de dores adquiridas pelo dia a dia no trabalho.

Pois fique sabendo que pequenos exercícios de curta duração são grandes aliados na hora do trabalho e podem eliminar de uma vez por toda a tensão nos ombros e em outros lugares.

Entenda o que é ginástica laboral compensatória e quais são os tipos que podem ser feitos ao decorrer do seu dia no trabalho.

O que é a Ginástica Laboral Compensatória

A ginástica laboral compensatória é uma das modalidades desta, sendo uma atividade terapêutica e muito importante para o bem-estar dos funcionários, que acabam ficando com os músculos sobrecarregados por ficar muito tempo na mesma posição.

Se você já trabalha há algum tempo muito provavelmente sentiu ou ainda sente dores nas costas, lombar, pescoço e outras regiões do corpo devido a sua profissão.

Quem passa muito tempo de pé ou sentado tem a tendência de desenvolver os incômodos.

Os movimentos repetitivos prejudicam as articulações e isso foi um grande problema na revolução industrial, onde os funcionários passavam horas e horas sem descanso fazendo a mesma coisa.

Enfim, a ginástica laboral compensatória foi desenvolvida justamente para aliviar as tensões e fazer com que o funcionário mude de posição por um tempo. Apenas minutos faz TODA a diferença.

O melhor de tudo é que a própria empresa sai ganhando, pois quando o empregado está se sentindo confortável há o aumento da produtividade.

Tipos de ginástica laboral compensatória

Existem dois “tipos” de ginástica laboral compensatória, podendo ser livre ou ativa.

A pausa livre é mais comum nos escritórios e ocorre quando o trabalhador paralisa um pouco as suas funções para tomar um café, ir ao banheiro, comer um lanche ou até mesmo fazer uma ligação.

Apesar de parecer algo super simples, é muito eficiente para evitar uma série de doenças. Infelizmente, MUITAS empresas controlam rigidamente essa pausa dos funcionários, onde eles se sentem incomodados somente de ir ao banheiro.

Já a pausa ativa consiste em um conjunto de atividades onde o trabalhador para seus afazeres para realizar os exercícios de ginástica laboral compensatória.

Ou seja, são feitos alongamentos específicos para a atividade que você exerce. Muitas empresas ainda não adotam esse tipo de pausa, mas a tendência é que o setor de segurança do trabalho tente incrementar a prática cada vez mais.

Considerando apenas cinco minutos de alongamentos, os benefícios são bem maiores e o rendimento da produtividade compensa a pausa.

Mesmo que a empresa não esteja proposta a parar um pouco de sua produção, é muito interessante que os exercícios sejam passados para que o funcionário pelo menos os faça no tempo livre.

Alongue seu pescoço, mãos, punho, braço, pernas, tornozelo, costas… alongamentos de 20 segundos cada já irão relaxar o seu corpo e evitar o aparecimento de dores no final do dia.

Academia também ajuda

Praticar atividades físicas depois do trabalho é de grande ajuda, pois você estará aliviando as tensões adquiridas durante o dia.

O tipo da atividade pouco importa, o importante é colocar o seu corpo para se movimentar. Então, tente realizar a ginástica laboral compensatória todos os dias e frequentar academias por, pelo menos, três vezes na semana.

Com toda a certeza isso irá aumentar a sua qualidade de vida consideravelmente!

Quer saber mais sobre ginástica laboral compensatória e qual o melhor tipo de atividade física para você? Encontre a unidade mais próxima da Pratique Fitness e converse com a equipe.

Sobre rafael

Veja Também

O que é ginástica hipopressiva?

O que é ginástica hipopressiva?

Olá! Você sabe o que é a ginástica hipopressiva? Esse método tem se tornado cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *