Home / Artes Marciais / Jiu-Jitsu E Seus Golpes

Jiu-Jitsu E Seus Golpes

O jiu-jitsu é uma arte marcial milenar que possui uma série de golpes e movimentos que tem como objetivo levar o oponente ao chão. O único instrumento utilizado no jiu-jitsu é o seu próprio corpo. Hoje iremos falar sobre o jiu-jitsu e seus golpes.

O jiu-jitsu é uma arte marcial bem consolidada no Brasil. O esporte possui uma história de sucesso em organização de torneios mundiais e Federações específicas para a prática no país.

Conheça agora um pouco mais sobre os golpes do jiu-jitsu.

Jiu-jitsu e seus golpes principais

O lutador de jiu-jitsu realiza movimentos devidamente calculados e bem executados para derrotar o adversário. Alguns golpes podem definir a luta e no jiu-jitsu tamanho não é documento. É possível aplicar as técnicas e os golpes em qualquer pessoa, sem que o tamanho seja um impedimento.

A arte marcial exige muito treino e dedicação. Não basta apenas saber a teoria dos golpes se não houver também muita prática. A seguir veja alguns dos principais golpes do jiu-jitsu.

  • Chave de braço: é um dos golpes mais conhecidos e aplicados no jiu-jitsu. Consiste em prender o braço de seu adversário entre suas pernas, segurando o punho com suas mãos. A finalização desse movimento consiste em fazer uma alavanca com seu quadril, movimento que pode até quebrar o braço de seu oponente.

 

  • Kimura: O Kimura consiste em uma chave de ombro em seu oponente. Partindo da guarda ou meia guarda, o punho de seu adversário deve ser segurado com o braço direito e formar uma alavanca na altura do cotovelo, com o braço esquerdo. Um golpe que também pode resultar em um ombro quebrado.

 

  • Guilhotina: A guilhotina consiste em exercer pressão na cabeça de seu oponente, pressionando-a contra o quadril. Esse golpe pode desestabilizar seu adversário e você poderá finalizá-lo facilmente.

 

  • Mata Leão: Um dos golpes mais eficazes do jiu-jitsu. O mata-leão consiste no estrangulamento de seu oponente. Você utiliza um braço para envolver o pescoço apoiando a mão no bíceps do outro braço para deixar o movimento mais firme e forte. Esse golpe aumenta consideravelmente as chances de vitória.

 

  • Montada: A montada consiste em um atleta subjugando o outro, posicionando-se sobre ele, deixando os joelhos e os pés no chão. A montada é válida de diversas formas, só não pode ocorrer sobre os dois braços do oponente, pois isso invalida o movimento.

 

  • Finalização: A finalização é o grande objetivo do jiu-jitso e seus golpes. Consiste em quando um dos lutadores executa um golpe com tanta maestria que o oponente acaba desistindo da luta. O mata-leão e o triângulo são golpes muito utilizados para finalização.

 

Filosofia do jiu-jitsu

A filosofia do jiu-jitsu é baseada em 3 pilares: inteligência, disciplina e paciência. Assim como a filosofia, o jiu-jitsu possui pilares que são essenciais aprender para mergulhar fundo na arte marcial. Os pilares são a base, a postura e o controle.

A base consiste em ter um equilíbrio que sustente o lutador durante a luta. A postura é direcionada pela cabeça e o controle diz respeito ao aprendizado das técnicas e golpes do jiu-jitsu.

Se você se interessou pelo jiu-jitsu saiba que essa arte marcial tem muito a acrescentar para a saúde física e mental. Aprender os golpes é apenas um dos pilares que sustentam essa luta.

O jiu-jitsu como estilo de vida

O jiu-jitsu e seus golpes podem ir muito além de treinos e combates no tatame. Para quem se interessa pela arte, é possível incorporar os fundamentos do jiu-jitsu em sua rotina pessoal, trazendo mais disciplina, paciência e inteligência para qualquer atividade de rotina.

Sobre rafael

Veja Também

Muay Thai – Conheça as Vantagens Que Traz a Saúde

O Muay Thai traz muitas vantagens para a saúde, ele é uma arte marcial, também conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *