Home / Artes Marciais / Jiu-Jitsu História E Motivação

Jiu-Jitsu História E Motivação

As artes marciais ganharam muito destaque ao longo dos anos. Com técnicas milenares, essas modalidades de esporte ganham cada vez mais adeptos. Hoje iremos falar sobre uma em especial. Você irá acompanhar tudo sobre o jiu-jitsu história e motivação.

O jiu-jitsu é uma das artes marciais mais procuradas. Suas regras e filosofias se disseminam por pessoas de todas as idades. Homens e mulheres passam a treinar jiu-jitsu por se identificarem com os golpes e com a filosofia por trás da luta.

Confira tudo sobre jiu-jitsu e conheça a fundo a prática dessa arte marcial.

Jiu-jitsu história e motivação

O jiu-jitsu é uma arte marcial de origem incerta, mas que foi mais desenvolvida pelos japoneses, em torno dos séculos IV e XI. A arte marcial se utiliza de golpes de alavanca, torções, chaves de braço e pressões com o objetivo de levar seu oponente ao chão e dominá-lo.

Acredita-se que a origem do jiu-jitsu se deu pela necessidade de samurais conseguirem vencer uma batalha ou disputa mesmo sem suas armas e espadas. A técnica do jiu-jitsu foi desenvolvida para que as lutas acontecessem somente utilizando técnicas corporais para vencer o inimigo.

No Brasil foi Carlos Gracie quem disseminou a arte marcial junto com sua família. Em 1925 Carlos Gracie abriu sua primeira academia de jiu-jitsu, que teve uma grande repercussão na época. Carlos teve 21 filhos sendo 13 deles faixa preta no jiu-jitsu e seguiram na arte marcial, com inovações técnicas e grandes vitórias acumuladas.

A família Gracie foi a fundadora de importantes federações esportivas voltadas para o jiu-jitsu como a criação da Federação de Jiu-Jitsu da Guanabara no Rio de Janeiro em 1967. No ano de 1994 Carlos Gracie Júnior ajudou a constituir a Federação Internacional de Jiu-Jitsu assim como a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

Essa última confederação era filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, que organizava torneios para mais de três mil atletas de diversos países do mundo. Foi assim que o campeonato mundial começou a ser realizado anualmente desde o ano de 1996.

Jiu-jitsu história e motivação possuem diversas pessoas e mestres por trás de sua consolidação no Brasil.

Regras e detalhes sobre o jiu-jitsu

No jiu-jitsu mais tradicional, método menkyo, os atletas podem se graduar e avançar na conquista a diferentes faixas de acordo com seu desempenho. As faixas do Jiu Jitsu são as seguintes

  • Branca
  • Cinza
  • Amarela
  • Laranja
  • Verde
  • Azul
  • Roxa
  • Marrom
  • Preta
  • Coral
  • Vermelha

Para decidir quem vence uma luta de jiu-jitsu é preciso somar os pontos obtidos durante a partida. Os participantes podem perder ou ganhar pontos, de acordo com os movimentos que executar. Existem punições que podem acarretar a perda de 1 a 4 pontos dependendo de sua gravidade. Os movimentos podem somar ao participante: 2 pontos por queda raspagem ou joelho na barriga, 3 por passagem de guarda e 4 por montada e pegada pelas costas. Vence quem tiver a maior soma.

Cuidados na luta de jiu-jitsu

Assim como toda arte marcial é possível se lesionar lutando jiu-jitsu, mas existem algumas dicas que podem evitar problemas durante os treinos e competições. A primeira dica é fortalecer a musculatura.

O jiu-jitsu exige um grande desempenho do atleta, por isso é preciso ter um bom condicionamento físico e fortalecimento muscular. Músculos fortes protegem articulações e ossos, tornando assim o atleta menos suscetível a lesões.

Outra dica é focar na técnica e não tanto na força. São muitos anos para desenvolver as técnicas que hoje são usadas no jiu-jitsu, por isso não pense que apenas a força é necessária para derrubar o seu adversário. Foque na técnica e aprender todas as suas variações.

Uma arte marcial para incluir em sua vida

Agora que você conhece mais sobre o jiu jitsu história e motivação pense que essa pode ser uma ótima oportunidade para incluir em sua vida esse esporte tão famoso e disseminado no Brasil. O jiu jitsu traz diversos benefícios para o atleta tanto no corpo quanto na mente.

Sobre rafael

Veja Também

Muay Thai – Conheça as Vantagens Que Traz a Saúde

O Muay Thai traz muitas vantagens para a saúde, ele é uma arte marcial, também conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *