Home / Academia / Muay thai – Conheça as faixas

Muay thai – Conheça as faixas

O Muay thai e uma arte marcial composta por faixas de níveis, aonde você vai trocando de cor à medida que é graduado. Para trocar de nível é preciso executar os golpes da faixa de forma eficiente.

A graduação é apenas uma cerimônia representativa, pois é o seu mestre quem irá determinar se você está preparado para o próximo nível de acordo com o seu desempenho nas aulas.

A apresentação é apenas uma forma de você demonstrar todas as técnicas e conhecimento aprendidos ao longo do tempo.

Se você quer fazer parte desse incrível mundo do Muay thai é interessante conhecer um pouco mais sobre as faixas. Então continue acompanhando este post e confira!

Conheça as cores de cada faixa do Muay thai

Essa modalidade de arte marcial é composta por 11 níveis de graduação que levam anos para serem completados. À medida que você vai ganhando novos aprendizados e melhorando a técnica, sua cor de faixa pode ser alterada.

A ordem das cores é a seguinte:

  1. Branca – Nível Iniciante
  2. Branco com ponta vermelha – Nível Iniciante
  3. Vermelha – Nível Iniciante
  4. Vermelha com ponta azul-claro – Nível Intermediário
  5. Azul-claro – Nível Intermediário
  6. Azul-claro com ponta azul-escuro – Nível Intermediário
  7. Azul-escuro – Instrutor auxiliar
  8. Azul-escuro com ponta preta – Instrutor
  9. Preta – Professor
  10. Preta e branco com a ponta preta – mestre
  11. Preta e branco com a ponta vermelha – Grão-mestre

Tudo o que você precisa saber sobre a graduação do Muay thai

Se você está pensando em começar a praticar essa modalidade ou já está praticando, é interessante conhecer um pouco mais sobre a graduação. Confira

  • Graduação é obrigatória?

Não, se você quiser você não é necessário ganhar uma faixa ou mudar de cor. Cada um tem a opção de realizar ou não.

  • Qualquer pessoa pode graduar?

Qualquer pessoa que estiver preparado para mudar de faixa pode fazer a graduação, incluindo crianças.

  • É preciso apenas técnica para mudar de faixa?

Não, você também deverá ter valores como respeito, disciplina, hierarquia, humildade e um bom comportamento dentro e fora da academia.

  • Fique atento a picaretas

Muitas academias graduam seus alunos em troca de dinheiro ou até mesmo por status, sem o aluno ter realmente merecido. Isso faz com que você encontre várias pessoas faixa preta, mas que não faz jus ao título.

Existe todo um processo para que você consiga graduar, que deve ser respeitado e seguido corretamente. Fique atento, pois uma dessas pessoas pode ser seu “mestre” e você não quer cair na mão de picareta, certo?

  • Honre sua faixa

Quando você troca de cor, você passa a ser referência para os menos graduados e com isso, o que você faz pode afetar o aprendizado de outras pessoas.

  • Você será testado

Quando você conseguir atingir uma graduação alta no muay thai, saiba que as pessoas irão começar a te testar para descobrir se você é bom mesmo nos sparrings. Mas não se preocupe com isso.

  • Seja grato pela sua graduação

Você sempre deve ser grato pela graduação que está hoje, porém, não fique estagnado e satisfeito apenas com isso. Queira sempre aprimorar suas habilidades e fazer melhor.

  • Sempre confie no seu mestre

Muitas pessoas querem graduar a todo custo e acham que estão preparadas para isso. O seu mestre sabe a hora certa para tudo, se ele ainda não o fez é porque a hora ainda não chegou. Então tenha mais paciência e espera para que você pise com mais firmeza no degrau seguinte.

Agora que você já conhece as faixas de Muay thai procure uma academia próxima a você e comece a praticar essa atividade que faz tão bem para o corpo e mente.thai

Sobre rafael

Veja Também

O taekwondo define o corpo?

Se você deseja realizar uma arte marcial, então é interessante que saiba que o taekwondo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *