Home / Musculação / Musculação realmente emagrece? Confira aqui

Musculação realmente emagrece? Confira aqui

Os exercícios aeróbicos são sempre os mais indicados para quem está tentando perder peso. No entanto, é frequente se deparar com a seguinte dúvida: a musculação realmente emagrece?

Para responder a esta questão é necessário entender o funcionamento do nosso organismo e processo de queima de gordura e aceleração do metabolismo, que se dá de acordo com as diferentes formas de exercícios físicos que praticamos.

Se você ficou curioso para conhecer estes processos para utilizá-los da melhor forma para atingir os seus objetivos na hora de se exercitar, continue lendo este artigo.

Musculação realmente emagrece? Mito ou realidade?

Quando praticamos atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida e natação, por exemplo, fazemos com que nosso corpo utilize nossas reservas calóricas para produzir energia, para que consigamos desempenhar o exercício.

Depois de cerca de 30 minutos de atividade moderada à intensa, nosso organismo começa a queimar gordura e, com isso, acontece o processo de emagrecimento.

Após cessada a atividade, o metabolismo desacelera e o processo de queima de gordura é descontinuado, em cerca de 15 minutos.

Já quando optamos por exercícios que envolvem o levantamento de pesos, com foco no ganho de massa muscular, como a musculação, por exemplo, o organismo se comporta de maneira bastante diferente.

Existe um gasto calórico menor para execução dos movimentos, se comparado com os exercícios aeróbicos. Entretanto, o aumento do volume muscular leva a uma maior queima de gordura.

Isso acontece porque os músculos necessitam de uma grande quantidade de calorias para manter os seus bons funcionamentos nas nossas atividades cotidianas.

Além disso, os treinos de força e resistência fazem com que nosso metabolismo se mantenha acelerado por muito mais tempo. Com isso, o corpo continuará queimando calorias até 15 horas após o fim da atividade física.

Desta forma, os treinos de musculação se mostram, muitas vezes, mais eficazes do que os exercícios aeróbicos, quando adotados de forma isolada, para quem busca o emagrecimento.

Como utilizar a musculação para a perda de peso

Se o seu objetivo for perder peso é fundamental que você adote um plano de treinamento específico para este fim. Caso contrário, você pode acabar apenas aumentando o volume corporal e dificultando a perda de medidas.

O ideal é intercalar os exercícios aeróbicos e os treinos de musculação_ no mesmo dia ou em dias alternados_ ao menos três vezes por semana.

Uma observação importante a se fazer é que não devemos ficar muito presos aos números da balança, pois ao iniciar o ganho de massa magra o peso pode até aumentar, no entanto, a porcentagem de gordura corporal tende a diminuir.

Por isso, é fundamental acompanhar sua evolução através de avaliações físicas periódicas que irão determinar a perda de gordura e o aumento de massa muscular.

É preciso ter em mente que mais impotente do que os números, ou o seu peso, é o contorno que o seu corpo irá adquirir e as medidas que você vai perder ao longo deste processo.

Conclusão

A partir de todas essas informações que apresentamos acima, fica evidente que os exercícios de força e resistência são essenciais para ter bons resultados no processo de emagrecimento.

No entanto, eles devem ser adotados de forma combinada com atividades aeróbicas, de forma alternada. Além disso, é muito importante procurar um profissional para elaborar um plano alimentar específico para a perda de peso.

Se você está em busca de uma ótima academia, conheça a PRATIQUE FITNESS e veja como a musculação realmente emagrece!

Sobre rafael

Veja Também

Musculação aparelhos – conheça os principais para garantir bons resultados em seus exercícios!

Uma das dúvidas que mais permeia a cabeça de uma boa parcela das pessoas é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *