Home / Natação / Natação Infantil E Os Milagres Para A Saúde Da Criança

Natação Infantil E Os Milagres Para A Saúde Da Criança

Nunca é cedo para colocar seu filho na aula de natação infantil, apenas entenda que ele não aprenderá a nadar primeiro, especialmente se ele não tiver idade suficiente.

A natação para crianças proporciona inúmeros benefícios, ajudando no equilíbrio, coordenação, desenvolvimento dos músculos e melhorias no sono.

Alguns pais podem se perguntar em qual idade deve-se colocar a criança para praticar natação e estudos afirmam que é recomendado iniciar com um ano de idade.

Apesar disso, os bebês com menos de um ano de idade não devem ficar na água por mais de trinta minutos e menos ainda se estiverem com frio.

Portanto, saiba mais a respeito dos benefícios que essa atividade física possibilita, além de descobrir suas vantagens para o cérebro das crianças.

A natação infantil estimula o desenvolvimento mental

A natação promove diferentes estímulos no corpo de uma criança. Além disso, ela exige um nível de interação cognitiva para desenvolver e aprender as habilidades da natação.

Assim, essa atividade estimula a mente, sendo o principal ponto para a aprendizagem, como também para a consciência social e o desenvolvimento emocional.

Com isso, as vantagens físicas da natação se somam a esse estímulo mental, ajudando no desenvolvimento da criança.

Esse exercício ajuda a superar o medo

A grande maioria das crianças adoram nadar, a menos que elas desenvolvam medo da água em idade precoce – o que não é incomum.

De fato, o medo da água é uma reação muito natural, especialmente antes que as crianças desenvolvam a capacidade de nadar.

  • Essa é a mesma reação necessária para ajudar na sobrevivência.

Porém, como esse medo é gradualmente superado por meio de uma familiaridade com a água através da natação, os benefícios mentais desse crescimento não podem ser subestimados.

Além de tudo, a natação promove sensações para a criança como de liberdade, leveza na água e capacidade de se aventurar na água, aumentando a confiança.

Por que a natação é uma atividade social?

Fazer aulas de natação infantil pode ser um exercício de socialização para as crianças, principalmente quando realizadas junto com outras crianças.

  • O ritual de ir à piscina e fazer exercício criará uma rotina.

Além disso, o ambiente da natação fornece essas interações sociais, favorecendo as relações da criança no futuro.

Natação alivia o estresse

Mesmo as crianças são suscetíveis ao estresse e a todos os sintomas mentais e físicos que isso traz.

Assim, a prática da natação libera endorfinas que são conhecidas como causadoras do estresse.

Portanto, os benefícios da natação infantil para aliviar o estresse são bastante reconhecidos pelos pais e profissionais.

Além de tudo, a natação é uma atividade esportiva que ajuda a regular a respiração. Sendo bem eficiente para crianças, ajudando a relaxar e controlar a ansiedade.

A natação promove a capacidade de superar obstáculos mentais

Os humanos não sabem nadar naturalmente, essa é uma habilidade aprendida com o decorrer do tempo. Uma vez que aprendem a nadar, é comum procurar técnicas para melhorar cada vez mais suas capacidades.

  • Não é à toa que existem as competições de natação que envolvem muito treinamento para se auto aperfeiçoar.

Em suma, sempre há obstáculos a serem superados quando se trata de nadar. Portanto, uma criança que supera esses obstáculos com comprometimento e determinação, implicará no desenvolvimento mental essencial para a vida.

Coloque seu filho nas aulas de natação da Academia Pratique Fitness!

Contar com um local especializado e de qualidade para iniciar seu filho em uma aula de natação infantil é fundamental para ele se sentir bem, garantir segurança para a criança. Portanto, ingresse na Academia Pratique Fitness!

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês: benefícios para o sono

Você sabia que, além de auxiliar no desenvolvimento psicomotor, a natação para bebês traz benefícios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *