Home / Natação / Natação para bebês: benefícios para o sono

Natação para bebês: benefícios para o sono

Você sabia que, além de auxiliar no desenvolvimento psicomotor, a natação para bebês traz benefícios para o sono dos pequenos?

Ao matricular seus filhos nas aulas, muitos pais nem imaginam a importância da atividade aquática para o crescimento saudável e independente das crianças. Nesse artigo, falaremos sobre os benefícios da natação baby, além de dicas importantes para o início dessa prática esportiva.

Natação e benefícios para o sono do bebê

Uma boa noite de sono é item essencial para a saúde dos pequenos. É durante o descanso que assimilamos todas as informações que vivemos durante o dia -e quer fase mais cheia de descobertas do que a infância?

Além disso, é durante a fase de sono profundo que os hormônios de crescimento são produzidos em maior quantidade. Sabemos também que a privação do sono pode causar inquietação, irritabilidade e falta de interesse em atividades cotidianas.

Por tudo isso, precisamos nos preocupar com a qualidade do sono das crianças e tornar a hora de dormir uma parte gostosa da rotina.

Segundo especialistas, a natação pode auxiliar nesse processo, uma vez que regula o ritmo da respiração e diminui a ansiedade. Dentro da água, as crianças aprendem a controlar seus movimentos e a respeitar seu próprio tempo.

Além disso, a água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a distribuir melhor o oxigênio para os tecidos corporais. Isso faz com que o hipotálamo, a área cerebral responsável pela sensação de prazer e relaxamento, seja mais facilmente estimulado.

Os benefícios da natação para o sono do bebê também têm outras explicações: além de ser um exercício divertido, ela trabalha grandes grupos musculares de uma só vez, gastando muita energia e dando aquele soninho gostoso depois da aula.

Cuidados com a prática de natação

Com tantas vantagens, você deve estar imaginando que a natação deve, então, ser praticada sem moderação nem restrições pelos pequenos, certo?

Errado! Apesar de ser uma atividade muito benéfica para a saúde, a natação para bebês deve contar com algumas atenções especiais para que os resultados sejam os melhores possíveis.

O primeiro ponto a se destacar é a intensidade dos exercícios. As atividades devem respeitar os limites da criança, sem deixar de estimular os músculos – o que certamente vai provocar cansaço e, consequentemente, sono.

Outra questão importante é o horário das aulas. Não é recomendado que sejam praticados exercícios físicos próximo da hora de dormir, porque esses podem provocar o efeito contrário e causar ainda mais agitação na criança.

Então, o ideal é que a rotina para dormir seja calma, diminuindo os estímulos – físicos, visuais e sonoros – para que o corpo do bebê entenda que é hora de descansar.

Natação: entre a brincadeira e a melhora no sono

A natação para bebês é uma atividade divertida, cheia de opções de brincadeiras e exercícios. Nas aulas, os pequenos peixinhos se movimentam o tempo todo e vão aprendendo a se tornarem independentes.

Com tanta agitação e novidade, é normal que eles se cansem com mais facilidade, dormindo melhor nos dias das aulas e, progressivamente, durante toda a semana.

Esse benefício não se limita apenas ao sono dos pequenos, mas ao dos papais também. Afinal, ficamos mais tranquilos sabendo que nossos filhos estão bem – além de acordarmos menos vezes, claro, porque eles despertam menos durante a noite.

Depois de tantos pontos positivos, não restam dúvidas de que a natação para bebês é uma ótima opção de exercício, não é? Afinal, além de desenvolvimento motor, ela garante benefícios no sono, alegria e tranquilidade aos nossos filhotes.

Ao escolher matricular seu filho nas aulas aquáticas, escolha os melhores profissionais, para que a atividade entregue o resultado prometido de forma segura e cuidadosa.

A Pratique Fitness conta com uma ampla estrutura que permite que esse momento seja o mais divertido, prazeroso – e sonífero! – possível. Conte com a gente!

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês e os vínculos familiares

Além de promover o desenvolvimento físico e motor, a natação para bebês é uma maravilhosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *