Home / Natação / Natação para bebês e os vínculos familiares

Natação para bebês e os vínculos familiares

Além de promover o desenvolvimento físico e motor, a natação para bebês é uma maravilhosa oportunidade para aperfeiçoamento e enriquecimento dos vínculos familiares, uma vez que requer a presença da mãe, do pai ou de ambos.

São momentos de alegria, em que todos se unem e se sentem felizes em proporcionar diversão e estímulos para que o bebê desenvolva sua habilidade de natação.

Natação para bebês: estímulo sensorial e fortalecimento de vínculos familiares

Na verdade, nadar é uma atividade natural para os bebês, já que eles estavam bem à vontade imersos em água (líquido amniótico) durante a gestação.

Dessa forma, os comandos passados nas aulas de natação para bebês consistem, basicamente, em aprimorar essa capacidade inata dos pequenos para lidar com ambientes aquáticos – como a respiração submersa e os movimentos natatórios.

As aulas são sempre muito lúdicas, buscando oferecer novas experiências e sensações, para que a criança se descubra capaz de vivenciar situações desafiadoras.

Como exemplo, temos a brincadeira de caça ao tesouro, na qual a criança tem que mergulhar para buscar um objeto, enfrentando o medo para atingir um objetivo.

Exercida conjuntamente com os pais, a natação proporciona momentos únicos de cumplicidade e laços familiares, nos quais o bebê adquire confiança para enfrentar dificuldades e medos através da presença daqueles que mais ama.

Além de segurar os pequenos, cabe aos pais dar aquela palavrinha de incentivo e motivação, como um “muito bem!”, que fará com que o bebê perceba que está no caminho certo e que pode contar com a segurança de seu apoio.

Um bom momento para estreitar relações

Segundo especialistas, a primeira infância é o momento ideal para que os afetos e laços familiares sejam construídos.

Ao nascer, a criança encontra-se desamparada e busca segurança na presença da mãe e, posteriormente, do pai. Se essa relação tão íntima ocorre de forma saudável, a criança adquire estruturas sólidas para construir sua personalidade e autoestima.

Como as aulas de natação geralmente contam com a presença de pelo menos um dos pais, está aí uma grande aliada para que o seu bebê desenvolva a confiança, o carinho e o respeito que a relação entre pais e filhos merece.

Vínculos familiares fortalecidos: a segurança para o bebê se descobrir

Sem dúvida, a aula de natação para bebês é uma oportunidade de se construir, através das brincadeiras, um ambiente favorável ao diálogo e à confiança, aspectos importantes para a construção de um relacionamento familiar pautado na ética, atenção, cuidado e respeito.

Por meio das divertidas brincadeiras proporcionadas pelos monitores e da convivência com os coleguinhas, o bebê consegue desenvolver e demonstrar sua criatividade e interagir com os presentes.

Além disso, quando se dão conta de que os pais estarão ali para protegê-los e celebrar suas conquistas, os pequenos ganham mais coragem para assumir os desafios, como mergulhar para buscar um brinquedo, por exemplo.

Ao aceitar os pequenos desafios com coragem, os bebês iniciam o longo processo de autoconhecimento, se descobrem capazes e se tornam cada vez mais curiosos pelo novo – tudo isso, claro, com segurança.

Falando sobre segurança, esse é o aspecto mais importante da presença dos pais nas aulas de natação para bebês. Desde as técnicas para segurá-los corretamente até as palavras de incentivo, os papais ajudam no desenvolvimento saudável da criança

Essa interação familiar propicia aos bebês desenvolverem suas habilidades com maior empenho, devido à troca de contato e às descobertas. Quer coisa mais importante do que a criação de laços familiares fortes e duradouros?

Na na  tação, são vivenciados e partilhados importantes laços familiares, regados de carinho e amor.  Essas experiências acompanharão a criança por toda a vida, trazendo lembranças riquíssimas em sentimentos. Acesse Pratique Fitness

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês estimula o apetite

A natação para bebês traz muitos benefícios: auxilia no desenvolvimento psicomotor, promove a sociabilidade, melhora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *