Home / Natação / Natação para bebês estimula o apetite

Natação para bebês estimula o apetite

A natação para bebês traz muitos benefícios: auxilia no desenvolvimento psicomotor, promove a sociabilidade, melhora o sono e ainda estimula o apetite dos pequenos.

A modalidade é um dos únicos esportes liberados para bebês e pode ser praticada a partir dos seis meses de idade, quando todas as principais vacinas já foram tomadas. Confira a seguir alguns benefícios e dicas sobre a prática.

Natação estimula o apetite dos bebês

Você já reparou quanto os pequeninos ficam felizes na água, batendo os bracinhos e perninhas sem parar? É que os bebês possuem lembranças vívidas do período intrauterino, em que eles ficavam mergulhados em um ambiente seguro e confortável.

Por isso, o ideal é que a criança seja iniciada na natação antes do primeiro aniversário, porque a adaptação à água pode ser mais simples. Claro que o processo deve contar com a aprovação do pediatra, antes de mais nada.

Para além da euforia, a atividade aquática promove benefícios físicos aos bebês: fortalece os músculos, melhora o sistema cardiovascular e respiratório, auxilia na coordenação motora e, claro, estimula o apetite.

O aumento da fome está diretamente associado aos movimentos realizados durante as aulas, já que todo o corpinho do bebê é colocado para trabalhar. Com tanta agitação, o gasto calórico é grande e o organismo pede reposição em forma de alimento.

Se o seu filhote está com dificuldades na alimentação, pode ser que a natação ajude nesse sentido. Que tal tentar esse esporte tão completo?

Dicas de nutrição

Nesse momento, mamães e papais que enfrentam problemas na hora de dar a papinha ou o leite devem estar empolgados. Afinal, além de cuidar da saúde do bebê, estarão melhorando a qualidade da sua alimentação.

Mas é preciso ficar atento a algumas dicas dadas por médicos e especialistas!

  • Não é recomendado que se faça atividades físicas em jejum. Por outro lado, devem ser ingeridos alimentos leves até uma hora antes da aula. Isso vale também para bebês alimentados exclusivamente com leite;
  • A ingestão de águas e sucos deve ser evitada nos últimos 30 minutos que antecedem as aulas, porque podem causar mal-estar e/ou refluxo, além de atrapalhar o rendimento do bebê nas atividades;
  • O almoço ou os lanchinhos oferecidos antes da natação podem – e devem – ser ricos em carboidratos. Algumas opções são: banana amassada para o lanche e batata, mandioca ou baroa para a papinha do almoço.
  • Depois da agitação dentro da piscina, está liberado o consumo de líquidos, que vão ajudar a reidratar o corpo da criança.

Sobre a alimentação e a natação

As aulas de natação para bebês geralmente duram de 30 a 45 minutos. Do início ao fim, os pequenos são estimulados a movimentarem os corpinhos. Resultado: um gasto enorme de calorias que vai precisar ser reposto com alimentos de qualidade.

Sim, porque o corpo necessita de energia para funcionar. E nada melhor do que alimentos saudáveis para suprir essa demanda, não? Afinal, não adianta apenas saciar a fome, é preciso também nutrir as células do organismo.

Então, muito cuidado com os alimentos que oferece para seus filhos – no dia da natação e em outros momentos também. Como falamos, o apetite será estimulado, e essa pode ser a oportunidade de acrescentar novas frutas e legumes na dieta das crianças.

Os carboidratos, tão importantes para suprir a demanda energética dos bebês que logo estarão se deliciando dentro da piscina, devem ser os mais naturais possíveis: batata, batata baroa, banana, cenoura…

Com essas dicas, fica mais fácil cuidar das refeições do bebê, principalmente considerando que atividades físicas como a natação estimulam o apetite. Escolha alimentos fresquinhos e gostosos para nutrir seu filho e bora para a piscina! Acesse agora Pratique Fitness e fique por dentro

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês e os vínculos familiares

Além de promover o desenvolvimento físico e motor, a natação para bebês é uma maravilhosa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *