Home / Natação / Natação promove o relaxamento dos bebês

Natação promove o relaxamento dos bebês

Ansiedade e estresse não são coisas só de adultos: os pequenos também sofrem com as mudanças de humor. Mas temos uma boa notícia! A natação promove o relaxamento dos bebês, além de muitos outros benefícios.

Neste artigo, explicaremos porque a natação pode deixar os bebês mais relaxados, além de darmos dicas valiosas sobre essa importante prática esportiva. Fique com a gente!

Como a natação para bebês promove o relaxamento

Se seu filho tem apresentado crises de choro inconsolável sem motivo aparente ou medo de situações cotidianas, pode ser que ele esteja com ansiedade. A boa notícia é que a natação é uma ótima aliada para proporcionar relaxamento em bebês e crianças.

Como toda atividade física, a natação estimula a produção e liberação de endorfina pelo corpo. Esse hormônio é o responsável pela sensação de bem-estar e regula os níveis de ansiedade do indivíduo, relaxando a mente.

Especialistas ainda afirmam que exercícios físicos contribuem para a produção de noradrenalina e serotonina, substâncias que ajudam a equilibrar o humor. Viu só, o quanto é importante praticar esportes desde cedo?

Além desses benefícios gerais, a natação ainda conta com outra vantagem: a temperatura mais quente da água. Com o calor, os vasos sanguíneos se dilatam e oxigenam melhor o cérebro, inclusive o hipotálamo, região que produz várias dessas substâncias relaxantes que citamos anteriormente.

Natação, respiração e relaxamento

Nas aulas de natação para bebês, são ensinados apenas movimentos básicos, para que os pequenos se sintam à vontade em ambientes aquáticos. Não há a intenção de transformá-los em nadadores profissionais tão precocemente.

Dessa forma, uma das principais técnicas aprendidas nas piscinas de academias é a de respiração. Nas aulas, o bebê aprende a segurar o ar para mergulhar, além de respirar pela boca para realizar as atividades.

Esse aprendizado não se limita apenas à hora de nadar, mas se estende para a vida em geral. Respirando melhor, a criança passa a controlar seu corpo com mais facilidade, entendendo seus limites e relaxando com menos esforço.

Relaxe e durma…

Como dissemos, a atividade na piscina aquecida ajuda na melhor circulação de oxigênio pelos tecidos, promovendo sensações de prazer e relaxamento. Assim, as crises de ansiedade podem ser amenizadas ou até erradicadas.

Mais do que isso, a natação exige um maior esforço do corpo do que exercícios fora da água, porque oferece maior resistência aos movimentos. Como consequência, o corpo fica mais fatigado e o processo de descanso ocorre com mais facilidade.

Com o cansaço que o exercício provoca, o bebê passa a dormir melhor, sem despertar tantas vezes durante a noite – os papais agradecem, né?

Dormindo bem, o bebê assimila melhor os fatos vivenciados durante do dia. Mais ainda: os hormônios de crescimento são produzidos em maior quantidade, já que o processo ocorre principalmente durante a fase de sono profundo.

Natação: brincadeira que ensina

Mais do que uma atividade física, a natação para bebês é uma inesgotável fonte de diversão e prazer. Como dissemos, essa não é a hora para seu filho aprender a nadar de fato, e sim se sentir seguro na água.

Essa segurança é ensinada em um universo marcado pela ludicidade, com músicas, brinquedos e risadas. Dessa forma, desde cedo a criança associa a ideia de atividade física com a noção de prazer.

O divertimento proporcionado pelos 30 minutos de aula de natação é fundamental para a construção da personalidade do bebê, que descobrirá aquilo que gosta e o que não gosta, além de traçar seus limites físicos e emocionais.

Vimos que a natação para bebês é uma ótima opção para os pais que buscam estimular o desenvolvimento físico de seus pequenos, porque estimula sua personalidade e ainda traz o benefício do relaxamento. Então, aproveite os dias quentes e corra para a piscina com seu filhote! Acesse agora Pratique Fitness

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês estimula o apetite

A natação para bebês traz muitos benefícios: auxilia no desenvolvimento psicomotor, promove a sociabilidade, melhora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *