Home / Ginastica / O que é ginástica hipopressiva?

O que é ginástica hipopressiva?

Olá! Você sabe o que é a ginástica hipopressiva?

Esse método tem se tornado cada vez mais popular entre os praticantes de atividade física. Ele promete ajudar a corrigir a postura, massagear os órgãos proporcionando uma melhora no aparelho digestivo e uma cintura mais fina!

São muitos os benefícios que a ginástica hipopressiva pode promover para as pessoas que a praticam e nesse artigo vamos explicar tudo sobre ela para você!

Quer saber mais sobre essa novidade? Então continue acompanhando o nosso artigo!

A seguir, vamos falar tudo sobre do que se trata essa prática e quais os benefícios ela pode trazer para você, o seu corpo e sua qualidade de vida! Confira:

Ginástica Hipopressiva, o que é e qual o seu principal objetivo

Que bom que você continua conosco! Neste tópico falaremos sobre o que é a ginástica hipopressiva e tudo o que precisa saber sobre ela!

Confira a seguir:

A ginástica hipopressiva nada mais é do que a técnica de realizar uma expiração máxima e, antes de puxar o ar novamente, deve-se “sugar” o abdômen para dentro da barriga e pausar a respiração enquanto a contração máxima é mantida.

Esse método foi desenvolvido nos anos 70 e tem sido cada vez mais estudado na área da Educação Física e fisioterapia.

E utilizado pelas pessoas que praticam atividade física ou que estão passando por uma reabilitação de qualquer espécie.

A ginástica hipopressiva, além de os músculos do abdômen e das costas, tem sido muito eficaz como forma de se prevenir o desenvolvimento de hérnias, distúrbios e infecções genitais além de promover mais equilíbrio e postura.

Benefícios da ginástica hipopressiva

Neste tópico vamos falar sobre os principais benefícios da ginástica hipopressiva, os quais são também os principais motivos que levam as pessoas a quererem utilizar essa técnica e inclui-la na rotina de exercícios.

Confira:

1. Cintura Afinada

A ginástica hipopressiva, por focar-se na contratação máxima do abdomen, trabalha principalmente este grupo muscular. O que, além de tonificar a musculatura, também queima calorias.

Em consequência disso, à médio e longo prazo, os praticantes começam a perceber a barriga mais firme e “sequinha”, pois fica mais tonificada, e a cintura mais fina também.

Entre o público feminino, essa é uma característica muito desejável na rotina de exercícios e esse método está se tornando cada vez mais popular entre as mulheres de todo o país e ao redor do mundo.

2. Fortalecer o Core e prevenir problemas de coluna

Ao manter a contração máxima do abdômen, existe uma diminuição da pressão abdominal na lombar, descomprimindo-se, assim, as vértebras.

Além de fortalecer a musculatura que sustenta a base da coluna, pois os músculos do abdômen são entrelaçados aos músculos das costas, a pessoa que pratica essa técnica começa a sentir alivio das dores das costas e fica mais prevenida quanto a possíveis dores no futuro.

3. Melhora a vida sexual

Esse método de contratação impacta positivamente a região íntima do corpo. Como promove aumento do fluxo sanguíneo, melhora também a sensibilidade ao prazer.

Para as mulheres é muito interessante também na prevenção da incontinência urinária pois trabalha os músculos do assoalho pélvico.

Como e onde posso praticar esse método?

A ginástica hipopressiva pode ser praticada em casa ou em qualquer lugar!

O interessante é ter um educador físico que possa te passar a técnica direitinho e pontuar os ajustes necessários para que você tire o máximo proveito desta técnica.

E na Pratique Fitness, a maior e mais completa rede de academias de Belo Horizonte e região, você encontrará os melhores profissionais para te ensinar o método da ginástica hipopressiva!

Sobre rafael

Veja Também

Quais os tipos de ginástica tem na academia?

Quais os tipos de ginástica tem na academia?

Saiba que esta é uma ótima opção pois a ginástica é uma grande aliada da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *