Home / Artes Marciais / Para que servem as luvas no Muay Thai?

Para que servem as luvas no Muay Thai?

Para quem está conhecendo mais sobre o Muay Thai, muitas dúvidas podem ficar, entre elas saber para que servem as luvas no Muay Thai?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos um texto contendo as principais informações e como são os treinos de muay thai, além dos benefícios dessa arte marcial tão famosa e praticada no Brasil!

Para que servem as luvas no Muay Thai?

Se você já assistiu um treino ou mesmo lutas de Muay Thai, deve ter se perguntando para que servem as luvas no Muay Thai. Saiba sobre a importância desse acessório para a prática da Arte Marcial.

Embora possa parecer somente um acessório estético, as luvas são preponderantes para a prática de Muay Thai. Ela funciona como forma de proteger os dedos de possíveis fraturas e também impede que o punho se desloque durante os golpes.

Muitas pessoas defendem que as Artes Marciais foram criadas para ataques e defesa utilizando apenas o próprio corpo. No entanto, não é o objetivo da luta se machucar nem machucar seu oponente, por isso, considera-se atualmente que as técnicas evoluíram e ninguém precisa correr o risco de se machucar ou quebrar o punho em um treinamento de Muay Thai.

Vantagens do uso de luvas:

  • Permitem um treinamento seguro
  • Protegem a integridade física do oponente
  • Preservam a pele das mãos
  • Ajudam a distribuir melhor o impacto dos socos nas mãos
  • Protegem punhos de torções
  • Protegem os dedos de fraturas

Como escolher luvas adequadas

Além de saber para que servem as luvas no Muay Thai, também é importante saber escolher a melhor luva para você!

Algumas academias oferecem luvas emprestadas somente para o início dos treinos dos participantes, mas além disso não ser regra, é importante que você escolha as luvas de acordo com suas necessidades e gosto pessoal.

Alguns dos fatores que podem influenciar na escolha correta de suas luvas são:

  • Ajuste

Analise muito bem a capacidade de ajuste da luva que pretende adquirir. No Muay Thai é importante que as luvas permitam maior flexibilidade do que em esportes como o Boxe, por exemplo, onde as luvas ficam justas às mãos.

Mas a flexibilidade fica por conta do fabricante, ao escolher luvas, opte pela que fica ajustada adequadamente em seus punhos e mãos.

  • Escolha de acordo com seu peso

Casa onça é uma medida que equivale a cerca de 28 quilogramas de peso corporal. Por isso, a medida das luvas é oferecida em onças e você pode calcular as onças de acordo com seu peso.

As indicações costumam ser de luvas de 6 Oz para pessoas de até 50 quilos de peso corporal, incluindo crianças. 8 Oz para quem pesa entre 50 e 63 kg, 10 Oz para quem pesa entre 63 e 74 quilos e luvas de 12 Oz para quem possui peso corporal acima de 74 quilos, o que é comum para muitos homens que praticam Muay Thai.

  • Tipo de material

Para quem está começando a praticar Muay Thai, a indicação é que utilize um par de luvas de material sintético, como o poliuretano, que são relativamente mais baratas e dão conta dos treinamentos.

Mas se você já pratica Muay Thai há algum tempo ou se deseja adquirir logo de cara luvas ótimas, com durabilidade maior e menor risco de se machucar e machucar o oponente, pode comprar um modelo de couro, que é o melhor material para luvas.

Uma dica excelente para quem pretende adquirir o melhor material para prática de Muay Thai é acessar a loja virtual Pratique em Casa e escolher a luva que melhor se adequa às suas necessidades!

Sobre rafael

Veja Também

Jiu-Jitsu História E Motivação

Jiu-Jitsu História E Motivação

As artes marciais ganharam muito destaque ao longo dos anos. Com técnicas milenares, essas modalidades …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *